CRONOGRAMA DO EMPREENDIMENTO

O Cronograma de Implantação é uma ferramenta extremamente útil para o gerenciamento eficiente de um empreendimento, e também para a confecção de relatórios para a alta direção. É comum, entretanto, que seja feito de forma amadora por pessoal não qualificado (“em casa”), o que leva a um resultado inútil como ferramenta de planejamento, administração e controle.

A preparação de um Cronograma de Implantação deve ser feita por um profissional sênior com larga experiência em implantações, e não por um indivíduo que tenha excelentes habilidades com um software de planejamento como é usualmente feito. A determinação da sequência dos eventos, as suas durações, suas inter-relações e simultaneidade de execução são etapas de enorme responsabilidade e que demanda conhecimento técnico e vivência prática.

A manutenção de um Cronograma de Implantação atualizado durante o processo permite a geração de “Cronogramas Ilustrados” facilmente interpretáveis pela maioria dos profissionais, inclusive a alta direção da empresa a qual, via de regra, não é do ramo da construção e/ou montagem. Poucas pessoas conseguem interpretar corretamente um relatório extraído de programas como o MS-Project© ou Primavera©, e também por isso os cronogramas ilustrados são de grande aplicabilidade.

Quando ocorrem problemas inesperados durante a implantação de um projeto, e eles ocorrem com frequência maior do que se gostaríamos, estratégias de recuperação do cronograma podem ser adotadas com antecedência se há conhecimento dos atrasos ocorridos e suas implicações nos eventos futuros. Estas estratégias, assim como a estimativa dos custos associados a cada opção (e também dos custos de não se tomar ação nenhuma), só podem ser estabelecidas se houver um bom e atualizado cronograma.