GERENCIAMENTO DA IMPLANTAÇÃO E DAS OBRAS

A MAPE detém a técnica necessária para que a implantação de um projeto ocorra da forma mais harmoniosa e eficiente possível, atuando desde a fase de concepção do projeto até a sua entrada em operação. Quando possível e desejável, a MAPE utiliza o processo de “Projetar e Construir” (Design & Build), o qual tem mostrado ser uma excelente forma de se implantar projetos com êxito pleno, evitando retrabalhos, a perda de tempo na solução de conflitos e o aumento exagerado dos custos de implantação.

A MAPE também fornece suporte para áreas específicas quando necessário. Entre as áreas nas quais a MAPE pode fornecer apoio direto estão:

Compras: suporte ao Cliente na preparação das listas de fornecedores qualificados, preparação de pedidos de compras, follow-up dos pedidos, análise de solicitações de reajustes e adicionais, manutenção da cadência de compras adequada.

Cronograma: preparação e manutenção do Cronograma do Projeto, com geração de relatórios compreensíveis e adaptados aos requisitos do Cliente. Antecipação de problemas e preparação de Planos de Recuperação de Cronograma.

Custos: controle dos custos atuais e previstos para o projeto, agindo de forma paralela à contabilidade padrão do Cliente para que sejam garantidos relatórios de acompanhamento e previsões de desembolsos claros e inequívocos. O controle das alterações de projeto durante a construção ("Change Orders") é rigoroso e metódico, eliminando / atenuando esta que é a maior fonte de custos adicionais em uma implantação.

Construção: administração dos contratados (construtoras, montadoras e fornecedores) no dia-a-dia, administrando os conflitos e antevendo problemas futuros.

Qualidade: acompanhamento das etapas de construção e montagem, analisando as especificações dos materiais empregados e dos serviços executados na obra, e solicitando testes ou correções quando apropriado.

Meio Ambiente: acompanhamento do andamento da obtenção das licenças ambientais e controle da implantação em áreas afetas ao Meio Ambiente.

Segurança: a MAPE prepara um “Manual de Medicina e Segurança no Trabalho”, que é distribuído a todas as empresas contratadas, que rege os procedimentos do canteiro para evitar ou reduzir a ocorrência de acidentes. Nossos índices históricos são abaixo do exigido pela legislação em vigor.

Encerramento de Contratos: No encerramento dos contratos a MAPE prepara Listas de Pendências (Punch Lists) para verificação final e eventual liberação de retenções de pagamentos. A análise entre o que foi comprado e o que foi efetivamente fornecido é feita sempre de forma clara e no tempo apropriado, proporcionando tranquilidade no final das obras.

Apoio ao Startup: A partida de algumas instalações, industriais ou hospitalares, é muitas vezes marcada pela carência de mão-de-obra suficiente e/ou com conhecimento técnico necessário para transpor os obstáculos naturais dos começos. A MAPE fornece o apoio adicional e o treinamento (on-the-job training) necessário nestas situações.