O Cronograma de Implantação é uma ferramenta extremamente útil para o gerenciamento eficiente de um empreendimento e para a elaboração de relatórios para a alta direção. No entanto, é comum que seja feito de forma amadora por pessoal não qualificado (“em casa”), o que resulta em uma ferramenta inútil para planejamento, administração e controle.
A elaboração de um Cronograma de Implantação deve ser realizada por um profissional sênior com ampla experiência em implantações, e não por um indivíduo que apenas possui excelentes habilidades com um software de planejamento, como frequentemente ocorre. A determinação da sequência dos eventos, suas durações, inter-relações e simultaneidade de execução são etapas de enorme responsabilidade e que exigem conhecimento técnico e vivência prática.
A manutenção de um Cronograma de Implantação atualizado durante o processo permite a geração de “Cronogramas Ilustrados” facilmente interpretáveis pela maioria dos profissionais, inclusive pela alta direção da empresa, que, via de regra, não está familiarizada com a área da construção e/ou montagem. Poucas pessoas conseguem interpretar corretamente um relatório extraído de programas como o MS-Project© ou Primavera©, e, por isso, os cronogramas ilustrados têm grande aplicabilidade.
Quando ocorrem problemas inesperados durante a implantação de um projeto – o que acontece com maior frequência do que gostaríamos –, estratégias de recuperação do cronograma podem ser adotadas com antecedência se houver conhecimento dos atrasos ocorridos e suas implicações para os eventos futuros. Essas estratégias, assim como a estimativa dos custos associados a cada opção (e também dos custos de não tomar nenhuma ação), só podem ser estabelecidas se houver um cronograma bem elaborado e atualizado.